Brasileiros ganham destaque na Semana de Design de Milão em 2023
Milão já está pronta para receber arquitetos, designers e entusiastas do segmento para a 61º edição da Semana de Design, entre os dias 18 e 23 de abril. As instalações e as exposições ocorre por toda a cidade italiana, ancoradas pela feira de renome internacional, o Salão do Móvel.
Os brasileiros que desembarcarem em Milão em 2023 terão uma grata surpresa com a quantidade de expositores, marcas e designers nacionais, tanto na feira, como nos distritos espalhados pela cidade, chamados coletivamente Fuorisalone.
Arthur Casas + ETEL
O arquiteto Arthur Casas, em colaboração com a marca de design ETEL, apresenta uma nova coleção de móveis na exposição Intertwined Stories, além do recém-lançado livro Arthur Casas: Architecture. Entre as novas peças assinadas, estão as mesas de centro e de canto da linha Bala Soft e três novas luminárias – Fred, Ginger e Gene.
Endereço: Via Pietro Maroncelli, 12
Horário: 17 a 22 de abril, das 10h30 às 19h
Carnaval, de Alê Jordão
O artista paulistano Alê Jordão estará presente pela 17º vez em Milão, na Galeria Paola Colombari, com a obra Carnaval. A instalação se revela por um arco, com 1 m de largura e 2,20 m de altura – em ferro pintado de rosa, escrito Sexy Pink em neon. Ela foi inspirada nos efeitos de iluminação lúdicos e coloridos desenhados pelo arquiteto Carlo Mollino.
Endereço: Via Pietro Maroncelli, 13
Horário: 18 a 23 de abril, das 11h30 às 19h
Design alagoano
Um dos locais mais nobres da Semana de Design de Milão, a Galeria Rossana Orlandi, apresenta a exposição EVERYDAY PARADISE – outsider arts & crafts from Alagoas. A mostra, que reúne diferentes artesãos do nordeste brasileiro, conta com pesquisa de Rodrigo Ambrosio, curadoria de Lidewij Edelkoort & Lili Tedde, e o incentivo do programa Alagoas Feita à Mão.
Endereço: Via Matteo Bandello, 14
Horário: 17 a 23 de abril, das 9h30 às 20h
Diversidade brasileira
A Lovato apresenta dois eventos na Semana de Design de Milão. Na mostra Traço & Trama, elaborada em conjunto com o conceituado designer Guto Índio da Costa, são explorados aspectos da flora e fauna brasileiras através de um design contemporâneo e fora do comum. A mostra também conta com luminárias, cachepôs e espelhos da marca Ratoroi, feitos com plástico de sacolas recicladas. Já na exposição Brazilian Diversity, catorze designers brasileiros apresentam aspectos criativos das diferentes regiões do Brasil.
Endereço: Via Sant’Antonio, 2 (Traço & Trama) | Via Sant’Antonio, 5 (Diversidade Brasileira)
Horário: 17 a 23 de abril, das 12h às 19h
Litoral, por Maurício Arruda
Em exposição organizada pela ApexBrasil no Interni Design Re-Evolution, a GeoLuz & Cerâmica apresenta sua nova coleção Litoral, uma parceria inédita da marca de Maurício D’Ávila com o arquiteto Maurício Arruda. Com estilo retrô, aspecto natural e elegância informal, os cinco modelos de abajur têm base de cerâmica e cúpula de linho, inspirados em praias do litoral brasileiro: Guarujá, Santos, Paraty, Búzios e Guaratuba.
Endereço: Università degli Studi di Milano. Via Festa del Perdono, 7
Data: 17 a 26 de abril
Temporal
Também na Universitá Degli Studi di Milano, acontece a mostra Temporal, organizada pelo arquiteto e designer Bruno Simões. São 50 peças brasileiras, entre móveis, cerâmicas, luminárias, rochas ornamentais e artesanatos. Entre elas, está a poltrona Libre, criada pelo designer Samuca Gerber, para a Salva; o açucareiro e o bule O Peixe Morre pela Boca, de Bia Rezende; a Tapeçaria Arara Paulo Alves, da By Kamy; e duas peças assinadas por Matthias Ambros von Holleben e Simone Weber, para a marca Mezas, da coleção Bouman.
Istituto Europeo di Design
Os estudantes do Istituto Europeo di Design, selecionados pelas sedes do Grupo IED na Itália, Espanha e Brasil, animam o Ecocentrico, um espaço informativo aberto ao público da Semana de Design de Milão, apresentado na Alcova. Este ano, o evento acontece no Antigo Matadouro de Porta Vittoria, onde será construído o futuro campus do IED, e propõe uma reflexão sobre as transições, a mutação da paisagem urbana e a memória histórica dos lugares.
Endereço: Viale Molise, 62. Sala Alcova m15a
Horário: De 17 a 23 de abril de 2023, das 11h às 19h
Mais Alma
O estúdio Mais Alma participa pela primeira vez do Fuorisalone, como parte da mostra Merging & Emerging, organizada pela galeria Movimento. A mesa de apoio lançada foi inspirada na obra Composição (Figura Só), de Tarsila do Amaral. Com linhas fluídas e orgânicas, o mármore faz referência às tonalidades da pintura.
Salão do Móvel
ARQUÉTIPOS
Mais uma vez, a marca brasileira A Lot Of Brasil marca presença no Salão do Móvel com uma nova coleção assinada pelo designer brasileiro Pedro Franco. Chamada ARQUÉTIPOS, ela busca criar um contraponto ao fenômeno do instagramável; apostando em uma estética baseada nos valores de que “Design é Comunicação”. Um dos destaques é a mesa Dali, com tampo de pedra natural verde Pantanal. Outro é o tapete Pixo, feito em parceria com a Tapete São Carlos e o artista Bruno “Loucuras”.
Brazilian Furniture
Uultis, Tramontina Belém, Ornare, By Kamy, Century, Cristais São Marcos, Greenhouse, Modalle e St. James estarão presentes no Salão do Móvel com o apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Os espaços foram pensados para exaltar o DNA brasileiro e ficam no Pavilhão 24.
Além dos carros-chefe dessas grandes marcas, serão expostas outras dezenas de peças desenvolvidas colaborativamente por 22 designers e 21 fabricantes de móveis conectados por meio do Design Brasil + Indústria, programa que faz parte do escopo do Brazilian Furniture. Visando aumentar a visibilidade do design nacional, o tema da brasilidade reforça o compromisso com a sustentabilidade e escolhas conscientes de matérias-primas, principalmente nacionais.
Belas Artes
A Belas Artes participa pela 4ª vez do Salão Satélite de Milão. Neste ano, ela estará representada por dez estudantes e formados dos cursos de design de produto, arquitetura e design de interiores. Os alunos foram selecionados com base em sua excelência acadêmica e habilidades de design, e terão a oportunidade de exibir seus trabalhos para uma audiência global no evento, visando responder ao tema do salão “Design: Para onde estamos indo?”.
Borogodó
A Breton apresenta duas peças da Coleção Borogodó, assinadas pelo estúdio brasiliense Choque Design. A chaise e poltrona Aor retomam referências de clássicos do design brasileiro da década de 1960 e 1970, com um olhar contemporâneo. As peças são leves, multifuncionais e oferecem soluções de design para o mundo atual, com muito conforto e memória.
Coleção Manifesto
Com estande próprio no Salão do Móvel, a Century destaca a coleção Manifesto e sua linha exclusiva de design assinado, em parceria com Daniel Simonini. Estão em exibição os sofás Didot e Pomme, a poltrona Catalunia, as mesas Ondina e Santiago, a estante San Carlos e as poltronas Sublime. Convidada a integrar também o stand Brazil Design + Industry, no Salão do Móvel, a Century exibe, pela primeira vez, a poltrona Aclive, assinada pela designer paulista Natasha Schlobach.
Freedom
Em sua terceira participação consecutiva no Salão do Móvel, a Modalle apresenta a coleção Freedom, com 15 lançamentos de mobiliário e iluminação outdoor. As peças foram desenvolvidas em parceria com designers brasileiros, como Ibanez Razzera, Marta Manente e Newton Lima. Através da Modalle Gallery, leva também quatro obras originais dos artistas Lu Oliari e Marcello Dellova. Ela ainda marca presença na exposição brasileira promovida pela Apex, na Università Degli Studi di Milano.
Inspiração modernista
O designer Lucas Caramés faz sua estreia na semana de Design de Milão com a mesa de centro Fachadas, presente no Fuorisalone 2023. O móvel foi inspirado nas edificações modernistas brasileiras, concentradas na cidade de Brasília, com o intuito de mostrar a peculiaridade e particularidade do design de cada região do país para o mundo.
Design atemporal
A Ornare apresenta a sua nova coleção Timeless durante o Salão do Móvel. Com um design cheio de personalidade e sem excessos, a linha é composta por móveis atemporais e feitos para durar gerações: Timeless Closet, Timeless Beauty, Timeless Bar, Timeless Island, Timeless Edge Desk, assinada pelo designer Fabio Stal, e Timeless Rack, assinado por Vivian Coser. O styling que compõe a coleção recebeu um toque especial da editora de moda e consultora de imagem, Renata Correa.
Salão do Móvel
Endereço: Strada Statale Sempione, 28
Horário: De 18 a 23 de abril, das 9h30 às 18h30
FONTE: revistacasaejardim.globo.com