Home office de casal: 8 ambientes para inspirar o seu projeto
Nos últimos anos, tivemos que ressignificar diversos ambientes da residência para que pudessem atender a múltiplas funções. Mas já que o trabalho remoto tem sido adotado por muitas empresas, é importante criar um cantinho exclusivo para montar o seu escritório da melhor maneira possível. Sendo assim, separamos alguns ambientes de home office em dupla pra vocês se inspirarem.
1. Home office com bancada de cimento
Este escritório, no Rio de Janeiro, foi desenhado pelos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, sócios do estúdio Pílula Antropofágik Arquitetura. A reforma ocorreu em uma cobertura em Ipanema, no Rio de Janeiro, lar de um casal de advogados. Eles buscavam a modernização do espaço, com uso de cores nos ambientes. “Este ambiente era uma antiga sala de cinema, que passou a ter uma bancada de trabalho linear, toda cimentada, voltada para a área externa, de onde se avistam também o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar”, explica o arquiteto Richard.
2. Home office com decoração delicada
Suave, relaxante e funcional: assim precisaria ser este quarto de casal encomendado pelos moradores desta casa, no Rio de Janeiro, à arquiteta Carmen Zaccaro. Dentro do cômodo, coube, além da penteadeira, um espaço de home office para ambos e uma estante generosa para os livros. Tudo isso envolto por janelas que valorizam a vista para as plantas do quintal, trazendo verde de maneira indireta para o espaço e ajudando a criar a atmosfera relaxante que queriam os moradores. Que tal?
3. Home office com marcenaria inteligente
Decorado pelos arquitetos Pati Cillo e Fernando Figoli, este home office foi montado em um ambiente mais reservado, neste apartamento triplex. “Desenhamos uma mesa que sai dos armários, criando um movimento interessante e oferecendo uma bancada espaçosa para que duas pessoas possam trabalhar ao mesmo tempo”, conta Pati. A paleta clara do ambiente foi escolhida para reforçar a atmosfera de tranquilidade e, consequentemente, estimular a concentração.
4. Home office na sala
Neste local, o conforto e a praticidade foram palavras de ordem. Como é possível observar, a bancada pode ser dividida por duas pessoas e cada uma tem a sua disposição um gaveteiro, oferecendo bastante espaço para o casal de moradores. Já as cadeiras giratórias permitem que os proprietários possam pegar objetos no móvel de apoio a qualquer momento. O projeto é do arquiteto Bruno Moraes.
5. Home office compacto
Pelo fato de este apartamento de 58 m² ser compacto, a arquiteta Carina Dal Fabbro optou por fazer o home office no quarto do casal de moradores. “Para não comprometer a circulação, apostamos em uma bancada estreita com 47 centímetros de profundidade e utilizamos as prateleiras instaladas acima para oferecer aos moradores um bom espaço de armazenamento de pastas, livros e itens que eles utilizam com frequência no trabalho”, explica. Além disso, para dar apoio à iluminação, a arquiteta adicionou luminárias de mesa.
6. Home office com parede de tijolinhos
Procurando inspiração para decorar um apartamento alugado? Este projeto da arquiteta Júlia Guadix criou um ambiente descolado com muita integração. Na área destinada ao escritório, a parede de tijolinhos ajuda a setorizar o ambiente e ressalta a presença do estilo industrial que pode ser visto no teto em concreto e nos conduítes aparentes. Com o objetivo de oferecer mais mobilidade aos moradores, Júlia acrescentou uma bancada suspensa com gaveteiros de rodinhas. “Assim, há a possibilidade de configurar o layout da maneira que for mais conveniente”, explica.
7. Home office com estante
Este ambiente foi feito para um casal de advogados que, antes da pandemia, já trabalhava muito em casa. Cada um deles queria uma mesa individual e bastante espaço de armazenamento. Por isso, a arquiteta Cristiane Schiavoni aproveitou a metragem da antessala para montar o escritório e reunir lembranças de viagem, decoração e objetos pessoais. Gostou?
8. Home office para a família
Sabemos que alguns casais precisam dividir espaço do escritório com os filhos. Pensando nisso, este home office conta com uma bancada extensa e uma prateleira que mantém documentos e papelada em ordem! A marcenaria também conta com pequenas gavetas para organizar o material usado no dia a dia. Elaborado pela arquiteta Carmem Avila, o projeto é perfeito para que a família possa trabalhar e estudar confortavelmente em casa.
FONTE: casavogue.globo.com