Ventilação ou exaustão: aprenda quando usar cada função do ventilador
Certeza que você ja pensou diversas vezes qual a diferença entre a função ventilação e exaustão, e também já pensou que a exaustão não tem muita serventia. E por esse motivo estamos aqui tanto pra te explicar essa diferença quanto te ensinar como usar cada uma das funções do ventilador.
Ventilador, como funciona?
Como você já deve ter visto, ao se movimentarem, as pás do ventilador deslocam o ar e criam uma corrente de vento. Esta corrente em contato com a pele gera uma troca de calor que promove a sensação de refrescamento.
Os ventiladores podem reduzir a sensação térmica do ambiente em até 3 graus. Esse sistema promove uma corrente de ar direta, ou seja, o vento criado por ele pode ser sentido pelas pessoas que estão no ambiente.
Exaustor, como funciona?
O exaustor é capaz de promover a substituição do ar quente pelo ar frio. O ar quente por ser mais leve se concentra na região superior do ambiente. A função do exaustor é deslocar esse ar quente para fora do ambiente.
É claro que a eficácia do exaustor vai depender também da temperatura que está fora do local, pois ele troca o ar que está dentro do cômodo pelo ar que está do lado de fora.
Ou seja, quando você quiser que o vento vá diretamente para baixo numa só corrente, você deve escolher a ventilação. Mas naqueles casos em que o vento deve ser distribuído por todo o ambiente, a exaustão é a melhor opção.
Na hora da escolha
Alguns detalhes importantes antes de você decidir qual modelo escolher:
- Vazão: procure um modelo que atenda a vazão de ar necessário para o ambiente.
- Tamanho e altura do local: confira as recomendações do fabricante sobre a altura ideal de instalação e verifique se é apropriada ao local onde pretende utilizar.
- Durabilidade: pense no material adequado para ter o equipamento funcionando por mais tempo.
- Instalação: sempre opte por profissionais especializados e credenciados para essa função.