10 Dicas para Decorar um Apartamento Pequeno
Neste post vamos dar dicas que vão ajudar quem mora ou vai morar em um apartamento pequeno a escolher móveis, luminárias, mesa de jantar, entre outros, para que seu cantinho fique bastante confortável e pareça maior.
Vamos lá:
1 – Planeje antes de comprar;
Antes de sair por aí comprando a mobília, você tem que medir os móveis escolhidos e todo o espaço disponível. Uma boa dica é cortar papéis com o tamanho certinho dos móveis que pretende comprar e colocá-los no piso, exatamente nos locais onde quer que eles fiquem. Assim você terá certeza se terá um bom espaço para a circulação. Outro ponto a ser observado é avaliar se os móveis passarão pelas portas, elevadores e escadas. Só depois dessa análise toda, compre!
2- Sofás, cadeiras e poltronas;
Evite móveis “gordos” e pesados. A ideia aqui é deixar o ambiente leve, por isso opte por peças em tamanho pequeno e de preferência sem braços ou com braços finos. Se achar um assento com pés compridos e que apareçam, melhor ainda. Os assentos e espaldar também devem ser pouco acolchoados.
3 – Mesas de centro ou laterais;
Se a sala é estreita, prefira não ter mesa de centro e escolha mesas laterais. Se não tiver espaço nem para elas, uma prateleira fina atrás do sofá já serve de apoio para alguns objetos. Escolha mesas com tampo de vidro porque são mais leves visualmente, assim como mesas que não sejam fechadas na parte inferior e nem tenham pés grossos ou ornamentos desnecessários. Ah, prefira mesas laterais com altura igual ou um pouco menor que o braço do sofá ou da poltrona.
4 – Luminárias;
As ideais são aquelas de pé porque não ocupam espaço sobre móveis e podem ser colocadas em qualquer cantinho, além de serem fáceis de locomover. Se mesmo assim optar por uma luminária de mesa, escolha as mais estreitas e compridas para ocupar pouco espaço na bancada. Outra boa alternativa são as luminárias de parede ou teto, que podem ser articuladas ou não, principalmente para o quarto, pois assim o criado-mudo fica livre.
5 – Mesas e cadeiras de jantar;
As mesas redondas ou ovais funcionam muito bem nos apartamentos pequenos porque permitem maior números de acomodações, caso seja necessário. Se for usar uma mesa retangular coloque o lado estreito encostado na parede para ocupar menos espaço. Escolha sempre mesas com pés centrais para que os assentos sejam acomodadas em baixo. Bancos são excelentes opções e evite cadeiras grandes.
6 – Aparador;
Usar móveis multifuncionais é excelente para otimizar o espaço. Se tiver condições físicas para isso coloque um aparador estreito perto da mesa de jantar ou atrás do sofá, se sua sala for comprida e não estreita. A peça servirá de bar, apoio para refeições, mesa de trabalho ou estudo e até mesmo guardar coisas.
7 – Uso das Cores;
O interessante é usar cores neutras e claras nas paredes, nos pisos e nos móveis maiores para dar um ar de amplitude e deixar o colorido para um quadro em cima do sofá ou para os objetos pequenos. Combinar as cores usadas no quadro com essas peças de menor tamanho vai deixar sua sala com o visual mais harmônico.
8 – Uso de tapete;
Se você curte o aconchego de um tapete, use-o apenas na área de estar, pois se colocá-lo sob a mesa de jantar irá atrapalhar o ir e vir das cadeiras. Se você escolher um tapete estampado, opte por um sofá liso.
9 – Cortinas;
Nada de cortinas volumosas porque elas ocupam muito espaço. Prefira cortinas com cores similares às usadas nas paredes onde forem colocadas para não deixar o ambiente pesado. Se decidir por uma cortina estampada use uma com fundo similar ao da cor usada na parede.
10 – Uso de quadros ou posters;
Em ambientes pequenos, o ideal é usar um quadro grande em cima do sofá ou na área de jantar. O resultado fica muito melhor do que vários quadros espalhados. Quadros pequenos funcionam melhor quando agrupados numa mesma parede.
Viu como é fácil decorar um apartamento pequeno sem comprometer demais o espaço disponível? Porém, nada adianta ter um apartamento super bem decorado, mas muito quente. Afinal de contas, não há conforto que perdure no calor! Então aí vai uma uma dica extra: qualquer um desses ambientes vai ficar mais fresco e charmoso com um ventilador de teto SPIRIT. Os ventiladores de teto SPIRIT são peças curingas na hora de decorar, pois reúnem arte, modernidade e economia, além de produzirem 30% mais vento.
Veja abaixo nossas sugestões e se inspire no SPIRIT:
⇒ Sala pequena com cores neutras e mesa lateral com altura abaixo do sofá. Nossa sugestão seria combiná-la com o ventilador de teto SPIRIT modelo Frida Kahlo Rosas e Borboletas Preto.
⇒ Sala que mescla paredes claras e escuras e quadros agrupados em cima do sofá. Tapete listrado combinando com a cor do sofá e almofadas estampadas seguindo a mesma linha. Como o ambiente está com paredes sóbrias, sugerimos o ventilador de teto SPIRIT Listrado Zigzag Azul para compor a decoração e refrescar seu descanso.
⇒ Aqui temos um quarto de casal pequeno com paredes e cortinas em cores claras e luminárias instaladas no teto. Para trazer bons ventos ao casal e deixar o quarto mais alegre, nossa sugestão seria combiná-lo com o ventilador de teto SPIRIT Romero Britto Deeply in Love.
Fonte e imagens: Blog O Azulejista, Site DecorFacil, Site Espaço Exclusivo, Site Decor Viva, Site Tintas Renner, LB Studio, Casa Abril, Revista Casa e Jardim, Blog Limão na Água, Blog Áurea Marra
Não importa qual é seu estilo, o SPIRIT sempre tem uma estampa para decorar e refrescar suas ideias. Acesse nosso site e confira: myspirit.com.br.