HAORI: A premiada iluminação artística inspirada no tradicional quimono japonês
A premiada iluminação artística de Atsushi Shindo, HAORI, faz a gente se sentir aquecido e seguro, como se cada peça cônica estivesse nos acolhendo em um abraço. A “luz embrulhada” foi exibida no Salone e depois na feira Interior Lifestyle 2023, onde a HAORI recebeu o cobiçado Young Designer Award.
Inspirado no tradicional quimono japonês, ou “Haori”, o abajur é independente, espalhando sua luminescência através de uma superfície curva suave. Shindo esperava capturar a sensação de sua primeira experiência usando um Haori japonês e acredito que tenha sido um sucesso, porque HAORI se assemelha a esse envoltório de si mesmo.
Os tons do HAORI podem ser alterados – como as roupas – para um novo visual ou para acomodar um espaço diferente. O alumínio perfurado, com um padrão perfurado fino, resulta em uma iluminação suave, enquanto o couro Kobe Leather proporciona uma sensação envolvente de calor e tranquilidade. O tecido reciclado compartilha as mesmas camadas e tato do próprio Haori. A artesã utiliza NUNOUS, um novo material reciclado à base de tecido com textura semelhante a mármore e ecologicamente correto. A madeira serrada e o rattan oferecem mais opções e efeitos com base nas necessidades.
O abajur em si é primeiro elaborado com padrões bidimensionais, levando em consideração as características dos diferentes materiais e como eles precisam ser tratados em 2D e 3D, antes de ser moldado em um cone. Segundo Shindo, esse processo ajuda a reduzir o impacto ambiental de sua fabricação. O designer convida-nos a examinar as diversas formas e a forma como a luz se transmite através dos diferentes materiais do HAORI.
Shindo passa seus dias trabalhando como designer de interiores corporativo para hotéis, escritórios e grandes espaços comerciais, mas também reserva tempo para seus próprios projetos, como o HAORI. Seja pensando em um produto experimental, espaço ou obra de arte, ele explora criativamente o apelo intimamente relacionado do design e da arte, incluindo objetos do cotidiano.
Para saber mais sobre o HAORI de Atsushi Shindo, visite atsushishindo.com.
Fonte: design-milk.com | Por Kelly Beall | Fotografia de Ryohei Maehara.