Kisawa: um santuário do design moçambicano
O Santuário de Kisawa é o que se poderia esperar que a IA generativa pudesse evocar quando solicitado: “Criar um resort exclusivo de eco-luxo comarquitetura biofílica situado em uma ilha remota e verdejante cercada por palmeiras cercada por uma confluência rodopiante de areia branca e cristalina e água azul”. Mas imaginário, Kisawa não é.
Com ênfase na privacidade, tranquilidade e biodiversidade, Kisawa é um refúgio IRL tentadoramente remoto. Localizado a cerca de 12 km do continente moçambicano, o resort só é acessível por barco ou helicóptero, o tipo de destino insular idílico e distante onde emergem os despertares sensoriais e os dias parecem esticar-se e fundir-se ao mesmo tempo. Não é surpreendente, considerando que Kisawa hospeda apenas 11 residências personalizadas de um, dois e três quartos para os hóspedes, cada uma recebe seu próprio terreno de um acre, localizado para proteger a privacidade em toda a área total de 300 hectares do resort. Isto permite que poucos privilegiados explorem a ilha com o lazer de náufragos confortáveis (e você é um privilegiado se puder pagar o preço inicial de 3.600 € ou cerca de US$ 3.898 por noite para uma residência de um quarto).
Projetado pelo próprio estúdio de design NJF da fundadora do resort e diretora criativa Nina Flohr , a equipe de Flohr trabalhou em colaboração com o Plus Design Group, com sede em Los Angeles , para criar a arquitetura vernacular e harmoniosa distinta da propriedade. Com vistas deslumbrantes e pisos de dentro para fora, a paisagem circundante e o ecossistema estão na vanguarda da experiência de Kisawa, convidando os hóspedes a ver baleias jubarte em migração, comungar com dugongos que pastam suavemente e confraternizar com cacofônicos flamingos cor de rosa.
Os hóspedes podem ficar e sair completamente inconscientes de que a interpretação moderna de Kisawa da arquitetura vernácula moçambicana foi parcialmente realizada usando uma tecnologia patenteada de impressão 3D que transformou areia e água do mar provenientes da ilha em argamassa usada durante a sua construção. Este amálgama de areia e água de origem local cobre seções de fachadas estruturais, azulejos, alvenaria e pisos em residências compartilhadas e privadas. Mas em vez de trazer esta técnica de construção de alta tecnologia para a vanguarda da forma, a visão de Flohr era ampliar a beleza do artesanato tradicional moçambicano, com ênfase na tecelagem, carpintaria e têxteis visíveis ao redor e dentro de cada residência.
O epítome do luxo, Kisawa também abriga seu próprio entalhador de madeira, encarregado de criar estátuas e formas esculpidas usando restos de madeira provenientes da construção do santuário. Além disso, uma série de cestos biofílicos ondulantes estão posicionados em toda a propriedade, cada um projetado para refletir as ondas do Oceano Índico e ecoar os telhados curvos das Residências e do Centro de Bem-Estar Natural.
O que: Kisawa Moçambique
Onde: Santuário Kisawa Ilha de Benguerra Inhambane, 1304, Moçambique
Quanto: A partir de $3.898 por noite
Destaques: Priorizando a privacidade, cada uma das Residências Bungalow de Kisawa recebe seu próprio trecho de praia pessoal, um deck ao ar livre, um infinito piscina e área externa com cozinha externa equipada por uma equipe de atendimento dedicada e despensa abastecida de acordo com a preferência individual. Além disso, cada residência vem com seu próprio mini Moke elétrico dedicado . O Centro de Bem-Estar Natural do resort oferece serviços de spa e é combinado com uma Piscina Lagoa central adjacente de 25 metros.
Sorteio de design: A arte e o design provenientes de artesãos locais desempenham um papel proeminente em toda a propriedade, incluindo o trabalho de tecelões, colmo, carpinteiros, fabricantes de têxteis e artistas provenientes da ilha local de Benguerra. Aqueles que têm curiosidade sobre tecnologias arquitetônicas de ponta devem perguntar sobre a incorporação da tecnologia de impressão 3D usada para construir as fundações sem concreto de Kisawa.
Reserve: Kisawa Moçambique