Quais produtos investir para ter conforto na hora do sono
Uma boa noite de sono passa, sem dúvida, por um quarto bem mobiliado, organizado, limpo e com itens que proporcionam conforto. Saiba alguns itens que devem estar no radar de quem pretende montar um templo de bem-estar.
Ventilador de Teto:
Conforto térmico na hora do sono é indispensável. A temperatura do quarto influencia na qualidade do sono. Conforme explica a medicina, durante o sono a temperatura corpórea cai naturalmente para 1 grau a menos do que o normal. Em um clima mais frio é possível manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Por outro lado, no calor fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa.
Dormir com ventilador de teto ligado vai espalhar uma brisa refrescante pelo ambiente deixando-o, dessa maneira, mais convidativo e aconchegante. Se o calor estiver insuportável você pode usar o ventilador de teto junto com o ar-condicionado para refrescar o espaço mais rapidamente. Sem contar que a prática também ajuda a economizar energia elétrica.
Roupas de cama:
Roupas de cama são itens essenciais para ter conforto durante o sono. O tecido dos lençóis e edredons são muito importantes, tanto para o conforto quanto para o visual.
O algodão, por exemplo, forma menos bolinhas, respira mais, tem toque macio e dura mais. Entretanto, vale entender mais sobre as composições de materiais presentes em cada variedade de tecido, entre eles, percal, microfibra, linho e seda.
O travesseiro pode ter diferentes materiais, da espuma comum ao látex e viscoelástico, passando por fibras de bambu e penas e plumas. Responsável por manter a coluna alinhada ao dormir, ele segue a altura do ombro para quem dorme de lado, porque, assim como o colchão, deve se adaptar à cabaça quando usado e voltar à posição inicial depois, por isso os de látex são tão populares. Já para quem dorme de bruços ou de barriga para cima, o ideal é optar por um travesseiro mais baixo, que pode ser de plumas ou penas, para não forçar a coluna.
Cortinas e tapetes:
As cortinas devem trazer privacidade e filtrar a luz, o que colabora para construir um ambiente confortável. Nesse contexto, a gaze de linho, por exemplo, faz as duas funções. Para quem prefere cortinas blackout, sejam em rolos, sejam em pendentes, uma dica é sobrepô-las com outra mais leve, para um visual agradável.
O tapete sempre traz textura e aquece os ambientes – sobretudo os de piso frio. Afinal, é bom acordar e logo pisar em uma superfície macia. Além disso, ele pode compor a decoração com muito charme.