Bottega Veneta celebra a cultura brasileira na icônica Casa de Vidro
O evento The Square São Paulo marcou os 10 anos da Bottega Veneta no Brasil. Com curadoria de Mari Stockler, o evento evoluiu além das estruturas personalizadas de Dubai e Tóquio para o cenário exuberante da Casa de Vidro, um marco do modernismo brasileiro.
Durante o programa de 11 dias, artistas e obras de arte de todo o Brasil se reuniram para homenagear o legado da italiana Lina Bo Bardi e explorar sua interação com a cultura brasileira e celebrar a criatividade brasileira em todas as suas formas.
A curadoria do evento gira em torno de quatro percursos temáticos relacionados ao tempo, geometria e espiritualidade, à contracultura brasileira e às raízes da Bossa Nova. Cada percurso leva os visitantes por uma rota diferente pela casa e pelo jardim.
Os artistas participantes incluiram Arnaldo Antunes, Ibã Sales, Vivian Caccuri, Luiz Zerbini, Carlito Carvalhosa, Rosana Paulino, Alaíde Costa, Lenora de Barros, Cristiano Lenhardt, Leda Catunda, Ricardo Aleixo e João Camarero.
“Do projeto modernista ao seu engajamento com o poder da cultura popular brasileira e colaboração com a contracultura, Lina desafiou normas e desenvolveu ideias que atravessaram o tempo cronológico como flechas e são, hoje, uma perspectiva essencial da identidade brasileira”, diz a curadora Mari Stockler.
“Com The Square São Paulo, mergulhamos em seu pensamento revolucionário. O evento é concebido como um diálogo. Provocamos o tempo ao contrastar os objetos de Lina com obras de artistas modernos e contemporâneos em uma troca entre passado, presente e futuros possíveis”, completa.
The Square São Paulo é o mais recente da série de intercâmbios culturais da marca, The Square, apresentado pela primeira vez em Dubai em 2022, seguido de uma segunda edição em Tóquio. Sob a direção criativa de Matthieu Blazy, a série reúne artistas, convidados e o público em eventos imersivos específicos do local que inspiram curiosidade e diálogo e defendem os valores da Bottega Veneta de artesanato, criatividade e autoexpressão.
FONTE: casacor.abril.com.br