Festival em defesa da Amazônia acontece neste sábado (3), em São Paulo
Eventos espalhados por todo o Brasil irão celebrar a semana da Amazônia, de 03 a 10 de setembro, com o intuito de chamar a atenção do país para a necessidade de preservação do bioma. Nesse contexto, nasce o projeto “Vozes da Amazônia” que, nessa primeira edição, terá 10 horas de programação na Cervejaria Tarantino, em São Paulo, das 13h às 22h.
O evento será um encontro cultural com música, culinária, literatura, artesanato, poesia, rodas de conversa e intervenções artísticas, tudo realizado por amazônidas: “A Amazônia não é apenas um lugar maravilhoso, de natureza exuberante, de fauna e flora inigualável, a Amazônia é também o seu povo, seus costumes e crenças, sua cultura, e a relação de harmonia que suas comunidades têm com os territórios que fazem a Amazônia”, diz o artista Silvan Galvão, idealizador do evento.
O evento também mostrará, de forma prática, como é fácil e lúdico ser amigo do meio ambiente. A água, por exemplo, será livre, para evitar o consumo de embalagens plásticas descartáveis de um só uso. Por isso, é recomendável que cada participante leve sua garrafinha ou copo. Mas quem esquecer poderá comprar copos individuais assinados pelo artista Denilson Baniwa, que também criou toda a identidade visual do evento. A coleta de resíduos ficará a cargo de catadores e catadoras convidados pelo Cataki app – e o Pimp My Carroça, que levará arte e visibilidade para as carroças dos catadores de resíduos recicláveis no local.
“A floresta também habita São Paulo, nos rios voadores, nas pessoas e nas culturas em trânsito. A arte e a música tem o poder de nos conectar de qualquer lugar do planeta por uma Amazônia potente, graciosa, alegre e de pé. O percurso musical que construímos traz música indígena, carimbó e tecnobrega, para todos se divertirem”, conta Lohana Schalken, diretora artística do Baile.
Programação: acompanhe também pelo bailenaterra
11h00 — Bloco do Água Preta (trajeto)
14h00 — Ventanias com Djuena Tikuna, Anelis Assumpção e Suraras do Tapajós
15h00 — DJ Eric Terena
15h30 — Silvan Galvão e banda
17h00 — Saulo Duarte
18h00 — Zek Picoteiro
19h00 — Gaby Amarantos
Baile na Terra — Todos pela Amazônia
3 de setembro de 2022 – a partir das 11h
Tendal da Lapa: R. Guaicurus, 1100 – Água Branca, São Paulo – SP
Bloco do Água Preta estará concentrado na Rua Mário, 25 e sairá para o Tendal às 11h
Para mais informações e programação completa acompanhe as redes sociais @festivalvozesdaamazonia: https://www.instagram.com/festivalvozesdaamazonia/