DECORE

Dicas para acertar na sala de jantar

O melhor cômodo para compartilhar momentos com os amigos ou a família é a sala de jantar. Por isso, se você está de mudança ou quer renovar a decoração desta área, é preciso ter em mente alguns critérios na hora de escolher mesa, cadeiras e iluminação.

ESPAÇO ADEQUADO:

SALA DE JANTAR | A pedido dos moradores, as cadeiras de Jader Almeida foram restauradas, pois são especiais para eles. Mesa de jantar da Dpot. Pendente da Sergon Prime (Foto: Luiz Franco/Divulgação)

Primeiro passo é tirar as medidas do cômodo para definir o tamanho certo para o móvel. Isso será importante para dimensionar a mesa, lembrando também de levar em consideração o espaço para a circulação ao seu redor da sua sala de jantar.

MATERIAIS:

SALA DE JANTAR | O projeto de Greisse Panazzolo valoriza o design brasileiro, como a luminária Ninho do designer André Ferri, na Boobam. Repare nos elementos naturais: cestos, peças de cerâmica e plantas  (Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação)

Os materiais mais utilizados para o tampo da mesa são madeira, pedras – naturais ou sintéticas – e o vidro. A escolha deve seguir, além da estética e do gosto pessoal, os critérios de uso, levando em conta a frequência que o móvel será utilizado na sua sala de jantar.

Tampos em vidro podem ficar marcados com um simples toque das mãos, exigindo uma limpeza maior, enquanto a pedra pode incomodar pelo toque frio e a madeira, embora proporcione uma sensação mais agradável, pode sofrer avarias com mais facilidade. 

COMBINANDO CADEIRAS COM MESA:

Na hora de combinar as cadeiras com a estrela da sala de jantar, é preciso considerar a altura da mesa e o espaço que haverá no ambiente.

Para quem quer inovar e trazer um toque contemporâneo ao cômodo, a dica é usar diferentes modelos de cadeira na mesma composição. A cadeira não precisa, necessariamente, ser igual a mesa. Pode ser usado modelos diferentes, quanto iguais, dependendo do seu gosto e estilo.

ILUMINAÇÃO CERTA:

A iluminação tem o potencial de impactar diretamente a atmosfera do ambiente, podendo ser mais íntima ou convidativa. Uma das opções que funciona bem são os lustres, que conseguem iluminar o ambiente por completo. Você também pode optar pelos pendentes, que apresentam um ar mais despojado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 1