Uma evolução do design 360º da icônica Lounge Chair Copacabana
A obra-prima curvilínea de metal de Mathieu Matégot, a Copacabana Lounge Chair, foi apresentada pela primeira vez aos amantes do design em 1955. O designer húngaro tinha um talento especial para transformar materiais industriais duros em formas que quase pareciam flutuar, com a Copacabana apresentando uma estrutura esculturalmente curva formada usando uma única peça de aço tubular. Uma das peças mais conhecidas de Matégot, o artefato exemplar vive em uma coleção permanente no Centre Pompidou, em Paris, França.
A GUBI deu à Lounge Chair Copacabana uma atualização cuidadosa e otimizada para o estilo de vida interno/externo de hoje. O design original de Matégot foi preservado e recebeu uma ergonomia refinada para tolerâncias de peso contemporâneas e uma nova e ousada paleta de cores que o designer certamente aprovaria.
Os ajustes no ângulo do encosto e do assento maximizam o conforto enquanto está sentado. Para tornar a obra-prima de metal curvado e baixa viável para uso ao ar livre, ela recebeu uma atualização de material para aço inoxidável com revestimento em pó, que é resistente à corrosão, muito mais forte e mais rígido. Perfurações adicionais foram adicionadas ao assento para acomodar a drenagem, mantendo o design de textura aberta e leve. Os tecidos para estofados para exteriores também entraram na conversa, permitindo que a cadeira migrasse sem esforço de dentro para fora e vice-versa. Com sua estética boêmia e descontraída, a atualizada Lounge Chair Copacabana é uma evolução natural da visão moveleira da Matégot, onde a diferença entre móveis internos e externos está apenas no material utilizado.
“Ter a oportunidade de relançar um design tão querido como o Copacabana é ao mesmo tempo um enorme privilégio e uma tremenda responsabilidade”, afirma Marie Kristine Schmidt, Diretora de Marca da GUBI. “Estou orgulhoso por termos conseguido elevar de forma prática e ergonómica uma das peças mais influentes da prodigiosa carreira de Matégot, mantendo ao mesmo tempo a integridade de expressão que a torna tão única. É um design brilhante que realmente merece ser apreciado pelas pessoas de hoje – agora realmente pode.”
Tubos metálicos curvos formam as pernas, o assento e a estrutura do encosto do Copacabana. O encosto é confeccionado em chapa perfurada – um toque característico do trabalho de Matégot – que complementa naturalmente os contornos da cadeira. Três anéis tubulares de aço inoxidável são fixados e soldados entre si para formar o assento, com o anel superior espelhando o inferior para formar o encosto. A base é uma forma oval dobrada usando técnicas de produção especiais para formar a perna traseira contínua.
Duas cores estão disponíveis para a nova estrutura de aço inoxidável do Copacabana. Além do preto clássico, a GUBI lançou uma edição em Laranja Internacional, cor exata da Ponte Golden Gate. É uma cor que Matégot adorava – ele até a incluiu nas primeiras edições da famosa Lounge Chair. Brilhante, ousado e alegre, o uso do laranja traz alegria e contraste com a dureza da cadeira de metal.
A almofada Copacabana está disponível em uma seleção de estofados internos e externos. Se for destinada a uso interno, a almofada também pode ser estofada com qualquer tecido da extensa coleção da GUBI.
Quando questionados sobre a ocasião importante, Xavier e Patrice Matégot, filhos de Mathieu Matégot, partilham: “O design reeditado leva a visão Matégot de uma vida interior/exterior contínua até à sua conclusão natural e ilumina um dos mais importantes pedaços de sua carreira.”
Mathieu Mategot
Para saber mais sobre a evolução da Cadeira Copacabana, acesse gubi.com.
Fonte: design-milk.com | Por Kelly Beall