Verão 2024: 4 dicas para deixar a casa confortável mesmo nas altas temperaturas
Ventilador de teto, iluminação, escolha de materiais e disposição dos móveis podem ajudar a minimizar o desconforto do calor excessivo no verão de 2024.
O verão, estação já conhecida pelas altas temperaturas, deve surpreender os brasileiros e marcar números ainda mais altos nos termômetros do país em 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este pode ser o “verão mais quente da história”, com a altas temperaturas em todas as regiões do Brasil.
Para garantir mais conforto ao dia a dia é imprescindível manter o ambiente mais arejado. A escolha de itens do cômodo, aproveitamento das janelas, disposição dos móveis e cuidados no uso do ventilador e ar-condicionado são algumas práticas que podem ajudar a enfrentar o calor de 2024.
Ventilador de teto
No calor, o ar-condicionado e o ventilador acabam virando os melhores amigos dos brasileiros.
Ventilador de teto é um dos tipos de ventiladores mais antigos. Porém o aparelho evoluiu e ganhou novos designs e avanços tecnológicos – há até os que possuem controle remoto e repelente eletrônico para mosquitos.
Tenha atenção com a iluminação
A iluminação é um detalhe importante quando o assunto é o calor. Segundo o trabalho de conclusão de curso da estudante de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz), Ester Bissoli, apesar de parecerem inofensivas, algumas lâmpadas podem transferir calor e aumentar a sensação térmica durante o verão. De modo geral, recomenda-se o uso das lâmpadas de LED que, além de serem mais econômicas, não transferem calor para o ambiente.
Aproveite a circulação do ar
A circulação de ar também é importante para driblar o calor no cômodo, deixar as janelas e portas abertas para o vento circular pelo ambiente, tornando-o mais refrescante nos dias quentes.
Vale ressaltar que é sempre importante estar atento aos insetos. Dessa forma, a recomendação é instalar telas mosqueteiras nas janelas para o vento circular, sem facilitar a entrada de pequenos animais no ambiente ou usar ventilador de teto SPIRIT com repelente eletrônico que espanta os mosquitos.
Escolha dos tecidos e materiais do ambiente
Nos ambientes é preciso ter equilíbrio entre o conforto térmico, beleza e aconchego. A escolha do melhor papel de parede, por exemplo, pode deixar o espaço mais confortável e bonito, sem influenciar na temperatura.
Tapetes, cobertores, mantas, cortinas, e alguns itens de decoração podem reter o calor e ajudar a tornar o cômodo menos confortável no verão. Em entrevista para a mídia, a arquiteta Isabella Nalon indica usar, nessa época do ano, tecidos leves e composições mistas para os tapetes e cortinas. Além disso, ela orienta evitar veludo e camurça, pois podem aumentar a sensação térmica.