Olivia Cognet cria peças monumentais, luminárias com base esculpidas em cerâmica
Criada em Nice, França, onde estudou na Villa Arson, a ceramista Olivia Cognet passou seis anos em Los Angeles aprendendo a modelar argila. Agora, ela retornou ao sul da França, sua terra natal, para levar seu trabalho ainda mais longe. “Aqui me sinto mais inspirado do que nunca. Espero poder fazer as peças monumentais com que sonho”, diz Cognet sobre a sua mudança para Vallauris, na Côte d’Azur.
As novas peças do artista incluem esculturas, luminárias, espelhos e vasos em formas abstratas e orgânicas, com inspiração na história cultural da Riviera Francesa e no estilo californiano. Cognet começa cada um de seus designs no papel antes de mudar para uma argila local que está disponível em três tons totalmente naturais. As justaposições abundam no seu portfólio de trabalhos, com as mais recentes lâmpadas esculturais de grés branco servindo como excelentes exemplos. Bases atarracadas com formas geométricas emergem em relevo, enquanto contornos recortados criam maior dimensão no formato de argila superdimensionado. Um abajur alto e fino contradiz o objeto localizado diretamente abaixo, alcançando uma forma cônica. A argila áspera das bases pesadas é acentuada pela estética leve e minimalista dos abajures.
Cognet segue de perto os passos de uma de suas maiores influências, Roger Capron – um dos mais famosos ceramistas franceses do século XX que desempenhou um grande papel na criação da cena artística em Vallauris, ao lado de Robert Picault e Jean Derval. De azulejos a afrescos gigantescos, incluindo um na Estação Marítima de Cannes, uma série de projetos preenchem seu portfólio com paixão e diversas abordagens à forma de arte.
O antigo ateliê da ceramista, um espaço lendário no centro de Vallauris, na França, foi comprado e parcialmente reformado por Cognet antes de ela fixar residência. Apesar das mudanças que ocorreram, ela fez questão de manter intacta a alma do edifício.
“A sensação de estar em casa me inspira constantemente”, diz Cognet, que também gosta de camaradagem com a comunidade cerâmica local de Vallauris e outros artesãos da região. Vallauris chamou a atenção de Capron décadas atrás, e agora de Cognet, acho que é seguro dizer que deve haver algo especial na área.
Os visitantes são bem-vindos ao estúdio, passando por uma forma abstrata em baixo-relevo de grés esculpida diretamente no solo por Capron ao entrar. As volutas de cimento, influenciadas por Jacques Couëlle, outra grande influência de Cognet, levam a um pátio repleto de exuberantes plantas mediterrâneas verdes. O espaço externo conta com mesa embutida e churrasqueira revestida em cerâmica, também projetada por Capron. Os planos contínuos de Cognet incluem eventualmente adicionar um showroom ao estúdio que integrará técnicas ancestrais, herança local e artesanato tradicional em sua prática cerâmica contemporânea.
Para saber mais sobre Olivia Cognet e seu trabalho em cerâmica, visite
oliviacognet.com.
Fonte: design-milk.com | Por Kelly Beall