O Alquimista, de Paulo Coelho, inspira coleção de iluminação focada no equilíbrio e na natureza
Inspirado na antiga arte da alquimia, lida em O Alquimista, de Paulo Coelho, Lee Broom começou a projetar uma coleção de iluminação focada no equilíbrio e na natureza interconectada da iluminação escultural de metal. Impulsionada por suas próprias observações de significado espiritual e místico, a coleção de iluminação Alchemist investiga ideias físicas em torno da arte, bem como temas de astrologia, mitologia e folclore. Cada luminária investiga como esta tradição caprichosa ainda existe em nossas vidas diárias e nos objetos que nos cercam.
Broom admite que projeta principalmente a partir da emoção, com ênfase em como tudo está conectado física e espiritualmente. “Ocorreu-me que nós, designers e artistas, também somos alquimistas, criando fisicamente algo do nada que tem função, beleza e propósito. Essas histórias da mitologia e do folclore são ricas em drama e intriga. São metáforas para a vida”, afirma em entrevista exclusiva à Design Milk.
Alchemist inclui quatro faixas de iluminação – Mythos, King, Solstice e Gemini – que incluem luzes pendentes, lustres e arandelas de parede. Utilizando o tradicional latão soldado como metal base, as luminárias são combinadas com vidro, acrílico e couro em suas formas finais.
A coleção de iluminação será a primeira da Broom a estrear nos Estados Unidos no dia 16 de maio durante o NYCxDESIGN na cidade de Nova York. Broom conta: “Eu projetei esta nova coleção em Nova York, então pareceu certo lançá-la aqui”.
“Sempre projetei a partir da emoção acima de tudo, e isso era algo que eu realmente queria explorar com a coleção, além de manter a narrativa e o estilo clássicos de Lee Broom”, revela. “Para mim, a peça que mais enfatiza essa qualidade é Mythos. É complexo em sua construção e é quase impossível determinar como é feito com sua esfera flutuante iluminada e sua pulseira de couro suspensa. Mas há simplicidade e beleza na peça, além de ser lúdica e alegre.”
Múltiplas referências, incluindo o conto mitológico grego de Prometeu preso às suas correntes e A Corrente de Ouro de Homero, foram utilizadas na criação do Mythos. Estes, juntamente com as jóias que envelhecem até à antiguidade, inspiraram as ligações de iluminação interligadas. O pingente de latão usa um ou dois elos interconectados para segurar uma esfera de vidro suspensa em uma tipoia de couro costurada à mão.
Pendure como um único pingente ou em grupos para adicionar drama, ou opte pela contraparte da arandela que consiste em um único elo segurando uma esfera. Mythos está disponível em latão acetinado e latão enegrecido, um novo acabamento para Broom.
Durante o processo de design de seu lustre King , Broom se inspirou no personagem Rei de Salem de O Alquimista e na lenda do Rei Arthur. King tem uma presença real – observe o formato em forma de coroa – formada por folhas metálicas individuais que foram dobradas, cônicas e escovadas à mão. O processo cria vários anéis em camadas, cada um escondendo um brilho iluminado que reflete nas folhas, lançando sombras e luz.
Alguns produtos são mais fáceis de projetar do que outros, admite Broom, e King se enquadra no grupo “outros”. “Criei muitas versões diferentes do design inicial; Queria uma peça que fizesse referência à escultura brutalista com características medievais. Depois de criado o nosso protótipo inicial, a peça passou por tantos desenvolvimentos até ao momento final, o que não é a nossa forma habitual de trabalhar. Era mais parecido com a criação de uma obra de arte.”
Escolha entre dois tamanhos: um diâmetro de 90 cm (35,5 polegadas) e um acessório de 1,2 m (47,25 polegadas) de diâmetro.
O solstício faz referência a Stonehenge e aos rituais espirituais que ocorrem lá durante os solstícios de verão e inverno. O globo de vidro opaco substitui o sol, enquanto a moldura quadrada de latão que envolve o globo alude às formas reais de pedra.
Projetado como um único pendente, dois ou três podem ser unidos para criar uma verdadeira torre de luz. Um detalhe bem pensado – como o sol, o Solstício pode ser girado. O acessório tem acabamento em latão escovado clássico ou tom enegrecido. Uma arandela montada na superfície também faz parte da família.
Broom conta conosco que Gemini é o primeiro produto que ele desenhou na coleção de iluminação Alchemist e o que mais se sente fiel à marca. “Muitas vezes, meus projetos iniciais passam por inúmeras iterações para chegar a um ponto que me deixa satisfeito; no entanto, com Gemini fiquei feliz com o primeiro design.”
Como você pode imaginar, Gêmeos explora o signo astrológico dos gêmeos Castor e Pólux, bem como os cadinhos e frascos usados nas oficinas alquímicas. Duas metades em forma de cápsula são conectadas assimetricamente para formar um acessório que pode ser pendurado horizontalmente ou verticalmente. A mudança na forma revela um inesperado painel de latão escovado.
O apelo do design de Gemini está em seu equilíbrio e simplicidade desequilibrados, combinando art déco e modernismo. Pendure Gêmeos sozinho ou em grupo, usando ambas as orientações para criar sua própria constelação.
Para saber mais sobre a coleção de iluminação Alchemist, visite leebroom.com.